fbpx

FALTAM

  • 00Dias
  • 00Horas
  • 00Minutos
  • 00Segundos

Regeneração da vida nos solos, recuperação de soberania alimentar e regeneração ecológica.

Cuidar da nossa água enquanto cuidamos da biodiversidade aquática.

Viver na nossa casa ecológica de materiais naturais...

...e construir as nossas comunidades e projetos colaborativamente.

É possivel termos o nosso habitat humano sem destruir o planeta.

É possivel, de forma sustentável e em modo regenerativo.

11 Horas de Formações diversas com pessoas inspiradoras nas mais variadas áreas de Permacultura, Agroecologia, Construção Natural e Permacultura Social.

6 Formadores Inspiradores.

Formações de 90 minutos.

Um Fim de semana transformador.


Tudo Online, sem ter de sair do conforto da tua casa.
Descobre que podemos ser e fazer algo melhor, viver mais sustentávelmente e em modo regeneração com a Natureza.

É ESTA A EXPERIÊNCIA QUE TE ESPERA.

Conhece os Formadores

Ravi

RAVI Resck

Músico, designer organizacional e Ecopreneur "Collabdesign"
Fabio

Fábio Mendes

Arquiteto, formador e co-fundador "DeBarro arquitetura"
David

David Vale

designer, Permacultor e Criador do "Possiveis Soluções"
Walter

Walter Sandes

Engº Agrónomo, Me. em Agricultura Biológica, Consultor em Agrofloresta Sintrópica, Cocriador Coletivo Somos Agrofloresta
José

José Mateus

Biólogo, consultor em paisagismo e regeneração de ecossistemas
Jael

Jael Palhas

Permacultor e investigador em ecologia aquática, hidrobotânica, invasões biológicas, herpetologia

PROGRAMA de temáticas

A Escola Liberta-te está sempre a evoluir e estamos constantemente a actualizar e aumentar o espólio de informação útil que te podes inscrever.  Podes explorar as dezenas de horas de formação que te encaminharão no caminho certo para começares.

O acesso é vitalício e as formações serão editados em módulos para que possas aceder à informação que mais precisas de forma rápida e fácil. 

 QUANDO: 12-13 Dezembro das 14:30-20:00

ONDE: ONLINE, EM DIRETO NUMA SALA VIRTUAL

Também dispomos de planos de pagamento para tornar este conhecimento vital acessível a todos, independentemente da situação de cada um. Tens dificuldades? Fala diretamente conosco

dia 1 - 12 DEZEMBRO

Abertura do evento com Rute e Pipo do Projeto Liberta-te.

“Somos um casal amantes da Natureza cujo sonho é ajudar outros a transitar e atingir um estilo de vida sustentável, realizado e abundante, em harmonia com a Natureza e conosco mesmos, com ajuda de permacultura e a Internet, empreendedorismo e desenvolvimento pessoal.

A nossa missão, desde que iniciámos Liberta-te.com, é disponibilizar, online e no terreno, oportunidades, informação, formação e apoio na transição para uma vida mais integrada com a Natureza, mais auto-suficiente e mais realizada pessoalmente, profissionalmente e espiritualmente.

Descobrimos Permacultura em 2014 quando emigrádos no Canadá. Começámos a criar uma horta de varanda no 25º andar numa cidade de 3milhões de pessoas e em 2016 juntámos os trapinhos e regressámos a Portugal para dar asas a este projeto.

Desde então formámo-nos em Design em Permacultura, assim como Design de Bosques de Alimentos, produção de cogumelos e muito mais.

Temos organizado formações e workshops desde 2017 tanto online, como presenciais, no nosso espaço e por todo o país.

Temos também metido as mãos na massa através dos nossos serviços de consultoria online e presencial, assim como design e implementação de designs em permacultura.”

 

90min | “CollabDesign – Quando pessoas e organizações lembram que são Natureza”

Experimenta processos de inovação disruptiva num ambiente lúdico com uma abordagem sistêmica. Expande o teu vocabulário de ferramentas, métodos e tecnologias sociais.

CollabDesign é uma exploração de tecnologias sociais que convida as pessoas a estarem conscientes de suas responsabilidades na sociedade ao utilizar o processo de design para provocar mudanças culturais com foco em Inovação Social.

Ravi Resck é Músico, Designer Organizacional, Hacker Cultural e Facilitador de metodologias colaborativas.

Empreendedor Regenerativo com foco em Inovação Social, Amante do pensamento sistêmico, estudante de psicologia e aficionado pela tecnologia, pesquisa tecnologias sociais com foco na colaboração e design organizacional.

É parceiro na Facilita.Social, uma plataforma de jogos virtuais facilitados, Gestor de Projectos FabLab Porto, Colaborador na Reflorestar Portugal e rede Dragon Dreaming.

Desenvolve o CollabDesign e atua como consultor independente para a Humanity United e HiveMind

Podes encontrá-lo neste evento revolucionário e depois em raviresck.com e
collabdesign.org

90min | “Agrofloresta Sintrópica”

Mestre em Agricultura Biológica pela Escola Superior Agrária de Coimbra, Walter é Sócio proprietário da Ecofazenda Vale Florido produção orgânica em
Alagoas-Brasil.

O seu projeto, “Somos Agrofloresta” é um coletivo que promove a simbiose sócio-produtiva entre os participantes, produtores independentes e interligados pela atividade agrícola sustentável, com práticas fundamentadas nos princípios da agricultura sintrópica criada por Ernst Gotsch.

Walter é Consultor e instrutor em Agricultura Orgânica Biodinâmica, Permacultura, Agrofloresta e Certificação orgânica de produção agrícola, trabalhou como Gestor do Arranjo Produtivo do Inhame, ministra diversos
cursos práticos em sistemas agroflorestais e produção Orgânica, é Consultor da
Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, e presta assistência técnica e consultoria
em certificação orgânica…

…E agora vais poder tirar proveito de todo este conhecimento que ele tem para partilhar!

Entretanto podes seguir o seu projeto “Somos Agrofloresta” pela página de Facebook e página web oficial aqui. 

90 min | “Charcas”

Investigador no Centro de Ecologia Funcional (CEF) da Universidade de Coimbra desde 2017, Jael faz parte da equipa da plataforma invasoras.pt, Espécies Invasoras de Portugal.

É Mestre em Ecologia Aplicada pela Universidade de Coimbra, licenciado em Eco-Agroturismo pela Escola Superior Agrária de Coimbra e doutorando em Ciências Agrárias e Ambientais na Universidade de Évora.

Actualmente dedica-se a estudar a conciliação entre a conservação da biodiversidade aquática e a produção de arroz.

As suas principais áreas de investigação são a ecologia aquática, a hidrobotânica, as invasões biológicas, a herpetologia e a interpretação do património como ferramenta de educação ambiental.

Com formação em Design em Permacultura e experiência de planeamento, construção e manutenção de charcos para conservação da vida selvagem e fins pedagógicos, estéticos e agrícolas, e neste evento Ecotonia é sobre isso mesmo que ele se vai debruçar! Não percas 😉

Até chegar o fim de semana mágico que nos espera, podes espreitar o Jael e o seu trabalho aqui, aqui e aqui.

Conteúdo do acordeão

DIA 2 - 13 dEZEMBRO

“O PODER DO INDIVIDUO” com Rute e Pipo do Projeto Liberta-te.

90 min | “A Vida no Solo”

José Mateus, amante da natureza, desde cedo descobriu a sua paixão pelos segredos do mundo natural.

Biólogo, permacultor, hortelão, consultor em paisagismo e regeneração de ecossistemas irá partilhar connosco o seu conhecimento acerca do solo e da multiplicidade de vida existente nele, do qual somos todos dependentes.

Conhecemos o José ao participar num dos seus workshops de Produção de Cogumelos, e foi uma inspiração desde então.

Vimos logo que queriamos fazer parte do trabalho fantástico que ele faz: espalhar informação sobre o mundo natural que nos rodeia.

Desde então temos trabalhado com ele em workshops de Produção de Cogumelos e Microbiologia do Solo aqui no nosso espaço, e agora, no Ecotonia!

É com muita alegria, e uma grande honra, poder recebê-lo aqui de novo contigo, e sabemos que vais ficar tão fascinado como nós com o que ele tem para partilhar.

90 min | “Bio Arquitectura e Bio construção – A casa biológica”

As casas de terra, ou casas em construção natural, tem obtido um gradual reconhecimento e um crescente interesse pelas pessoas em viverem em espaços saudáveis, harmoniosos, ecológicos, confortáveis e eficientes.

Estas construções, são edifícios “vivos” e biológicos, que regulam a temperatura e humidade interior de forma natural, resultando num extremo conforto e numa significativa melhoria da sua saúde, consequente do uso de materiais da natureza nomeadamente a argila, a palha e a madeira.

O bom resultado das construções naturais, deve-se não só aos materiais usados, mas principalmente á sua correcta aplicação bem como o domínio de vários factores que vão condicionar a qualidade final dos edifícios, como o desenho bioclimático, a arquitectura solar passiva, geometria sensível.

Esta área de construção oferece um imenso leque de possibilidades e possíveis soluções que por vezes torna a decisão dos futuros habitantes, muito difícil e confusa, resultando em questões que são comuns a quase todos os casos como por exemplo:

  • Quero construir a minha casa com materiais naturais mas não sei por onde começar.
  • Que técnica devo escolher?
  • Qual o preço/ custo de uma casa de terra?
  • Como posso baixar os custos?
  • posso usar a terra do local?
  • posso construir a casa com voluntários?
  • não percebo nada de construção mas quero fazer parte do processo, como faço?
  • Quanto tempo demora a construir?

Nesta formação iremos abordar os vários temas a partir de 4 princípios (Ambiente; local; matéria; Ser Humano) fundamentais a ter  em conta no momento de planear e construir uma casa de terra, onde serão abordadas várias técnicas, processos construtivos e os principais factores a ter em conta.

Sobre o Fábio:

Natural do conselho Tomar, estudou arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e foi ainda durante o seu percurso académico que teve oportunidade de conhecer a Arquitetura de Terra, através de uma disciplina optativa que existia na faculdade e lhe despertou o interesse e paixão por esta área.

“Rapidamente descobri que a Terra e a sustentabilidade ambiental e Humana eram o caminho a seguir e direcionei toda a minha formação nesse sentido.

O impacto ambiental, humano e económico da construção convencional, faz-me procurar outras soluções, e ao descobrir toda uma nova filosofia e um novo leque de possibilidades com materiais naturais, dediquei o meu tempo a aprender sobre o mesmo.

Depois de ter tido a possibilidade de ajudar na organização de uma Pós-graduação em Eco Arquitetura, que decorreu na Faculdade, comecei a fazer experiências e provas em minha casa.”

Desenvolveu a Tese de Mestrado no tema “Arquitetura de Integração social sustentável” e viajou até à Argentina, para aprender mais de construção natural. Participou num curso de formação prática, na Patagónia Argentina, com o Arquiteto Marco Aresta e no ano seguinte voltou como ajudante de formação.

Em 2018, fundou o DEBARRO Arquitetura e alargou a área de trabalho da Argentina a Portugal, que inclui consultoria, projetos e construção, mas também formação.

Podes segui-lo na sua página de Fabebook, ou visitar o site depois de ouvires o que ele tem para partilhar neste mega evento!

90 min | “Possiveis Soluções de Regeneração de Solos”
 
“Até 2015 era “apenas” um Designer Digital que odiava o Mundo porque só me focava nos muitos problemas existentes e não sabia o que poderia fazer para os ajudar a resolver.
Foi em 2015 que tudo mudou quando vi um vídeo com o título “Vida em Sintropia”.
Este pequeno vídeo abriu para mim todo um Mundo de Possíveis Soluções a tantos dos problemas que me focava anteriormente e percebi também que muitas das coisas que via como problemas eram “na verdade” sintomas.
 
A partir daí mergulhei de cabeça neste “novo” Mundo de Soluções onde o Solo é “Rei” e a forma como o gerimos a “Rainha”.
 
O Solo está vivo e é a base de uma grande parte da vida na Terra e a forma como o gerimos pode ditar a sentença da vida como a conhecemos hoje, mas também a pode melhorar para algo que possivelmente nunca foi.
 
“Ganhei mais ferramentas ao aprender Design em Permacultura, ao aprender mais sobre a vida no solo com a Elaine Ingham, li e leio muito, assisto a vídeos, faço cursos, falo com pessoa e acima de tudo pratico o que vou aprendendo.
 
Hoje em dia continuo a ser um Designer, mas para além de desenhar com um teclado e um rato, desenho também com movimentos de terra, com água, com plantas, animais e microorganismos, de modo a ajudar a criar um local onde Nós e Natureza possamos prosperar juntos… porque afinal de contas somos parte do mesmo.
 
Trabalho também na partilha de Possíveis Soluções para que mais pessoas descubram, como eu descobri, que existem Soluções aos muitos dos problemas que encaramos hoje em dia e que cada um de nós individualmente ou em grupo podemos fazer a diferença.

Vou continuar a aprender, a praticar e a partilhar Possíveis Soluções até ao fim…
…e até lá vou Tornando-me Numa Solução.”

Torna-te tu também numa Solução.
Podes começar ao participar em Ecotonia e seguir o David em www.possiveissolucoes.com e na sua página de Facebook

Acesso Vitalício

Ao te inscreveres, terás Acesso Vitalício às gravações do evento para veres e reveres quando quiseres, as vezes que quiseres.

+540 minutos de formação: Apenas 97€ (válido até 10 Dezembro)

Um valor especial para mais de 540 minutos de formação variada para que possas criar o teu habitat humano sustentável e regenerativo.

Inscrição Simplificada

Queremos facilitar! Cria a tua conta de aluno para e agora podes te inscrever via referência Multibanco!

Inscreve-te
e Vamos ser e fazer algo melhor

PorquÊ ecotonia?

Um Ecótono é uma área de transição ambiental, onde comunidades ecológicas diferentes entram em contato.

Por isso, um ecótono possui uma grande biodiversidade, sendo encontrados organismos pertencentes aos ecossistemas em contato e espécies endémicas do próprio ecótono.

Tal como num Ecótono, queremos juntar pessoas e ideias diferentes para criar diversidade. Juntar Pessoas inspiradoras com conhecimentos diversos que levam a maior diversidade, inovação, e melhoria de estilos de vida mais alinhados com a Natureza.

Ao valorizar estas margens onde conhecimentos de áreas diferentes se fundem, conseguimos evoluir como uma Humanidade mais integrada, mais diversa e mais sustentável no seu estilo de vida e habitat.

Sê muito bem vindo à Ecotonia.

Escolhe o teu BILHETE

Ecotonia bilhete 12dez

Bilhete DIÁRIO

12 Dezembro
€75
57
  • Acesso à sala virtual do evento EM DIRETO no dia 12 de Dezembro
  • Acesso Vitalício às gravações editadas dos formadores deste dia.
Ecotonia bilhete 12e13 dez

Bilhete COMPLETO

2 DIAS
€114
97 promoção válida até 10 Dezembro
  • Acesso ao Evento COMPLETO em direto - 12 E 13 DE DEZEMBRO.
  • Acesso Vitalício a todas as gravações editadas do evento Ecotonia, de ambos os dias.
Popular
Ecotonia bilhete 13dez

Bilhete DIÁRIO

13 Dezembro
€75
57
  • Acesso à sala virtual do evento EM DIRETO no dia 13 de Dezembro
  • Acesso Vitalício às gravações editadas dos formadores deste dia.

Dúvidas ou Dificuldade na Reserva do Bilhete?